Para esta temporada, os estilistas resgataram aquele cuja origem data da Primeira Grande Guerra: o trench coat (casaco de trincheira). Esses casacos na altura do joelho, remetendo a capas de chuva, nunca saíram de vez do mundo da moda.
No cinema, a peça foi imortalizada por Humprey Bogart e Ingrid Bergman, no clássico Casablanca. Ocasaco também fazia parte do guarda-roupa de Audrey Hepburn.
A princípio produzido em gabardine, o trench coat atual pode ser feito em tecidos mais leves, como cetim, sarja e nylon. Para os dias mais frios, jeans, lã, couro, veludo caem bem.
Uma dica para quem está acima do peso: a capa amarrada na cintura, com uma calça skinny pode salvar você naquela reunião ou festa.
• Como é: pode culpar a guerra de Bush contra o Iraque, mas o fato é que os estilistas se alistaram na inspiração militar. Casacos são os mais atingidos pelo corte de linhas retas, tons verde e cáqui e detalhes como bolsos simétricos e dragonas nos ombros.
• Por que é bom? Porque casacos de corte militar e trench coats impõem total respeito. Com uma peça destas, não importa que tipo de produção vem por baixo (pode ser uma camiseta detonada e jeans idem, por exemplo): a mensagem “sou chic” é a que chega primeiro aos olhos alheios.