sábado, 6 de outubro de 2007

Infância ...

Passei a minha infância na cidade pequena . Cercada de animais que só encontramos no campo, flores, ar puro, grama, vaga-lumes no final da noite. Tenho boas lembranças daquela época, principalmente das brincadeiras bobas mas divertidas.
Brinquei muito com brincadeiras já extintas, rs.
Hoje, as brincadeiras de correr, pular elástico, que machucam os joelhos, quebram pernas ou braços, foram substituídas por jogos eletrônicos. A infância hoje está sedentária.
Tenho dó das crianças que crescem nas cidades, d verdade msm!. Devido à violência dos ADULTOS são obrigadas a ficar presas dentro do apartamento ( ou casa ) e quanto muito, descem para o playground do prédio sempre acompanhadas por adultos ou vão brincar em algum parque com adulto também. Babás são como seguranças mas que muitas vezes as agridem física ou moralmente.
Cada vez mais as crianças são vítimas de abuso sexual por pedófilos ou por exploração infantil. Atitudes injustas e imorais.
A tecnologia também está dominando a cabeça da garotada. Lembro que as minhas bonecas para andarem, precisavam que eu segurasse uma perninha com cada mão e as movimentassem. Hoje andam sozinhas.
Isso é quando as meninas têm, pois tenho certeza que as crianças pedem para o bom velhinho um computador da última geração.
As brincadeiras simples foram substituídas por eletrônicas, que são divertidas mas não têm uma certa magia de ingenuidade.